sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Braga, concelho de Fafe

Concelho de Fafe
Aboim, S. Maria
- Joaquim da Rocha, 26 anos, carpinteiro, Salvador de Castelões de Recezinhos, Penafiel e morador Bonfim, Porto, filho de Serafim da Rocha e Joaquina Maria, Recezinhos (casou em Maximinos, S. Pedro, a 26.6.1901, com Costodia de Jesus, 18 anos, criada de servir, Sé Primaz e moradora penedo, Maximinos, filha de Francisco Antonio Rebelo, S. Maria de Aboim, Fafe e Adelina Rosa de Jesus, S. Andre de Barcelinhos, Barcelos, T. Joaquim Antonio de Lemos, negociante, largo de S. Pedro e Manoel Jose de Faria, sapateiro, igreja, ambos Maximinos, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)

Agrela, S. Cristina (com Serafão)
- João Francisco, filho de Maria Francisca, S. Cristina da Agrela, termo de Guimarães (casou em Prado, S. Maria, a 7.1.1723, com Eugenia Francisca, filha de João Francisco, falecido e Maria da Rocha, moradores nesta, T. João Pereira Feio de Azevedo, João Duarte de Macedo, Domingos Luis, desta vila, Padre Antonio Correia de Macedo, coadjutor)
- Felix da Rocha, nascido em Sinfães, Lamego, filho de Antonio da Rocha e Maria da Rocha, igreja, desta (casou em Este, S. Pedro, a 23.4.1735, com Luiza Gonçalves, filha de Bernardo de Crasto, falecido e Joana Gonçalves, Agrela, ‘Fafe’, ora assistentes em mouquim, T. Antonio Xavier, meu sobrinho, Manoel Antonio, S. Miguel de Chorente, Barcelos, Bento Ferreira, todos assistentes em minha casa e celebrou o meu coadjutor Joseph Rodrigues, o Padre Braz Cadima de Oliveira, abade)
- Manoel Joaquim da Silva e Sá, 18 anos, S. Martinho de Galegos, filho de Jose Joaquim da Silva e Sá [neto paterno de Domingos da Silva e Sá, Agrela, Guimarães e Ana Thereza Lopes, Galegos, S. Martinho] e Maria Rosa (casou em Pousada, Sampaio, a 10.7.1861, com Dª Aurelia Joaquina da Silva Pereira e Menezes, 25 anos, Pousada, filha natural de Dª Antonia de Macedo e Castro [neta materna de Jose Antonio Machado e Dª Ana Rosa, Caires, S. Maria, Amares], T. João Baptista Viana, Manoel Joaquim Rodrigues Loureiro, estudante, todos Adaufe, celebrou o Padre Joaquim Lopes de Azevedo, reitor de Adaufe, de minha licença, o Padre Luis Maximo de Araujo Tinoco, reitor)

Antime, S. Maria (com Silvares, S. Clemente)
- Salvador de Brito, filho natural de Salvador de Crasto e Catherina de Basto, falecidos, S. Maria Antime ‘Fafe’ (casou em Caniçada, Vieira do Minho, a 20.5.1736, com Maria Thereza, assistente nesta, filha de Manoel Martins e Catherina João, S. Lourenço de Cabril, T. frei Sebastião Pereira Barbosa, Cavaleiro da Ordem de Cristo e sargento mor Lanhoso, João da Silva, Antonio Ribeiro, ambos de outeiro, Pedro João, encomum, todos desta, Padre Joseph Luis Vieira, abade)

Armil, S. Martinho
- Antonio da Fonseca, viuvo, natural Armil, termo de Montelongo ‘Fafe, até 1840 o concelho tinha a designação de Montelongo ou Monte Longo’ (casou em Cantelães, S. Estevão, a 5.10.1664, com Maria Gonçalves, filha de Gaspar Gonçalves e Isabel Vieira, nugueiras, P. Domingos Ferreira, Drancisco Durães, Silvestre Francisco, todos Cantelães, Padre Fernão de Araujo, abade)

Arões, S. Cristina
- Hieronimo Pinheiro, filho de Diogo Pinheiro e Angela Dias, viuva, quintães de baixo (casou em Caires, Amares, a 17.9.1725, com Thereza de Araujo, filha natural de Adão Baptista de Madureira Lobo, abade que foi de Santa Cristina de Arões, Barcelos e Angela de Araujo, Monte Longo)

Arões, S. Romão ‘Fafe’
- Cristovão de Freitas, S. Romão de Arões ‘Fafe’ (casou em Cividade, Santiago, a 15.5.1614, com Maria de Ponte, S. Romão de Arões ‘Fafe’, T. João Cardoso, Matias Barreiros, mercadores na rua nova, Padre Francisca da Fonseca, abade)
- Paulino Fernandes Vieira, 46 anos, solteiro, proprietario, natural Rossas, Salvador, Vieira, filho de Manoel Fernandes, natural Serafão, S. Julião, Fafe e Angelina Carneiro, Rossas, Vieira (casou em Campo, S. Martinho, a 17.8.1905, com Dª Luisa Rosa Lopes, 33 anos, proprietaria, natural Oliveira, N. Sª, Guimarães, filha de Bento Lopes, Oliveira, Nª Sª e Joana Maria Ribeiro, S. Romão, Guimarães, T. João Manoel Fernandes, Fonte Arcada, Antonio Joaquim Gomes Pereira, cazeiro, Campo, Padre Luis Maria de Macedo, paroco)
Arões, S. Romão
É sabido que as villas eram em geral designadas pelo nome do proprietário-organizador em genitivo. É conhecido um magnate do séc IX e X que muito bem pode ter sido o fundador da villa ou mandamento Arones ou Aronis. Filho de Fernando e de mãe desconhecida, chama-se Ero em documentos que vão de 899 a 926. Casou com Adosinda e foi avô de Hermenegildo Gonçalves, marido da célebre Mumadona Dias, fundadora do Mosteiro de Guimarães. É, sem dúvida, Ero o pai de Gundesinho - Gundesindus Eroni.
O genitivo Eroni em vez de Eronis, ou melhor, ao lado de Eronis, não surpreende ninguém, porque, como diz e mostra José Leite de Vasconcelos, na pág. 105 da Antroponímia Portuguesa, é encontradiço em nomes germânicos.
O étimo de Arões está, pois, em (villa) Eronis, herdade de Ero. Foi, pois, Ero Fernandes quem organizou o território de Arões e lhe conferiu o próprio nome. O primeiro dos Arões é D. Gil Guedes de Arões, filho de D. Guedes Gomes e de D. Urraca Henriques Portocarreiro.
A divisão de Arões em duas freguesias, São Romão de Arões e Santa Cristina de Arões data já das primeiras Inquirições (1220), sendo então abade de São Romão, Gomes Martins.
Algumas das leiras de São Romão de Arões eram propriedade do Rei, mas a freguesia não era do padroado real. Não se sabe porém quem era o padroeiro. Nas Inquirições de D. Afonso III (1258), a respeito de São Romão de Arões, refere-se que uma quinta é de Martim Gil e da irmã dele.
Para além disso, a igreja de Arões São Romão possuía um casal em S. Lourenço de Golães, onde D. Martim Gil gozava de certos direitos de parceria com o mosteiro de Santo Tirso.

Coturado??, S. Tome
- Manoel da Cunha de Sousa, Cavaleiro da Ordem de Cristo, filho de Gonçalo João da Cunha e Apelonia Antunes, falecida, S. Tome Coturado, Monte Longo (casou em casa do pai da contraente, em Santiago da Se, Braga, a 26.12.1668, com Francisca Pedrosa de Magalhães, filha de Baltazar Pedrosa de Magalhães e Antonia Gomes de Andrade, rua nova, T. licenciado Jose de Araujo, rua do souto, licenciado Cristovão Pinto, celebrou o Padre Domingos Gomes Ferreira, terçanario nesta Se de Braga)

Estorãos, S. Tome
- Jose de Andrade, filho de Domingos Rodrigues e Paschoa de Andrade, Cabornegas, S. Tome de Esturães, falecidos (casou em Cividade, Santiago, a 28.11.1694, com Esperança Machado, filha de Bento Machado, vila de Guimarães e Jeronima de Valadares, erdade de S. Simão, S. Tome de Esturães ‘por uma ordem do Dr. Manoel Dias Vidal de Moura, desembargador e juiz dos casamentos’, T. Manoel Calheiros, notario, Padre Geraldo Pedrosa, Padre Antonio Francisco, desta cidade, Padre Tome Gomes Vilaça, vigario)

Fafe, vila
- Jose de Oliveira, 21 anos, natural Santiago de Esporões e morador Sampaio de Arcos, anexa de Nogueira, filho de João de Oliveira, Arcos e Joaquina Maria, Santiago de Esporões (casou em Nogueira, S. João Baptista, a 13.3.1897, com Joaquina da Costa, 24 anos, criada de servir, natural de S. Martinho de Leitões, Guimarães e moradora Sampaio de Arcos, filha de Joaquim da Costa, Fafe e Joaquina da Silva, Balazar, Guimarães, T. Antonio Jose Vieira, cazeiro, igreja, Nogueira e Gabriel Luis de Araujo, solteiro, estudante, larangeira, Arcos, Padre Jose Joaquim Pinto, abade
- Antonio Joaquim de Araujo, 37 anos, contador, natural Ferreiros, Amares, filho de Jose Narciso de Araujo, Ferreiros e Maria da Purificação Alvares Ribeiro de Almeida, Rendufe (casou em Lago, S. Martinho, a 2.4.1892, com Flavia Pinto Saldanha, 22 anos, proprietaria, natural Fafe e moradora Ferreiros, Amares, filha de Antonio Pinto de Saldanha e Dª Maria Adelaide de Saldanha e Silva, S. Maria de Oliveira, Guimarães ‘tiveram licença para celebrar nesta igreja’, T. Antonio Arantes Russel, proprietario, Carrazedo e Domingos Antonio Pinto de Saldanha, proprietario, Ferreiros, Padre Albino Jose de Araujo, reitor)
- Manoel Joaquim de Faria Azevedo, 21 anos, proprietario, natural S. Eulalia de Fafe e morador Cisterna, Fafe, filho de Antonio Jose de Bastos Azevedo, vila de Fafe e Dª Antonia Maria de Faria Azevedo, Soutelo, Vila Verde (casou em Fiscal, S. Miguel, a 1.12.1904, com Dª Branca de Azevedo Sá Coutinho, 19 anos, natural bom retiro, Sampaio de Vila Verde, filha de Damião Jose Lopes de Carvalho, Real, S. Jerónimo, Braga e Dª Maria Filomena de Azevedo Sá Coutinho, Fiscal, T. Dª Maria de Faria Azevedo de Freitas, proprietaria, Antonio de Faria Azevedo, proprietario, moradores Cisterna, Fafe, Dª Dorotheia Augusta Lopes Ferreira Carmo, viuva, proprietaria, Damião Jose Lopes de Carvalho, viuvo, proprietario, bom retiro, Sampaio de Vila Verde, celebrou o Padre Dr. Antonio Jose de Oliveira, abade de S. Pedro de Maximinos, na minha presença, Padre Jose dos Santos Correia, abade)
- Eduardo Ferraz Costa, 64 anos ‘viuvo de Dª Henriqueta Ribeiro da Costa, falecida, Sé, Porto’, capitalista, natural de S. Nicolau, Porto e morador rua Bonjardim, em S. Ildefonso, Porto, filho de João Ferraz Costa, S. Nicolau e Dª Joaquina Ferraz da Conceição Leite, vila, Fafe (casou com autorização superior para o fazer nesta igreja, em Maximinos, S. Pedro, a 8.2.1909, com Dª Emilia da Graça Pereira Pinto, solteira, 43 anos, S. João Baptista de Covas do Douro, Sabrosa, Lamego e moradora em rua do bonjardim, S. Ildefonso, filha de Jose Caetano Dias e Dª Maria Julia Pereira Lopes, Covas do Douro, T. João Jose de Araujo, Dª Joaquina Teixeira da Silva Araujo, casados, proprietarios, rua conselheiro Januario, S. Victor, Braga, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)

Fornelos

Fameja, S. Martinho (com Cepães)
- Agostinho Francisco, filho natural de Prudencia Francisca, solteira, S. Martinho da Fameja, ‘Fafe’, termo de Guimarães e de presente assistente nesta (casou em Prado, S. Maria, a 17.7.1745, com Maria Barbosa, filha de Lucas Barbosa e Emerenciana de Campos, T. Paulo da Silva de Almeida, Calisto Pimentel, desta, Padre Domingos Fernandes de Oliveira, reitor)

Freitas, S. Pedro (com Vila Cova)
- Felix de Campos, filho de Antonio de Campos e Catherina Gonçalves, povoa (casou em Mosteiro, S. João Baptista de Vieira, a 26.12.1714, com Ana da Silva, filha de Pedro de Freitas e Maria da Silva, falecidos, souto, S. Pedro de Freitas, Guimarães ‘Fafe’, T. Manoel Pereira do Lago, filho de João Vieira, salvador, Domingos, solteiro, senra, ambos Mosteiro, Padre Manoel Gonçalves, coadjutor)
- João da Silva, filho de Cosme da Silva e Maria Francisca, S. Pedro de Freitas ‘Fafe’ (casou em Mosteiro, S. João de Vieira, a 30.3.1734, com Maria Francisca, filha de Pedro Francisco de Campos e Thereza Soares, reguengo de sangunhedo, T. Baptista Rebelo da Silva, Gabriel de Azevedo, ambos de azevedo, Padre Francisco de Araujo e Andrade, abade)

Golães, S. Lourenço
- João de Barros, filho de António de Barros e Maria da Mota, pinheiro (casou em Atães, Vila Verde, a 27.11.1714, com Maria Antunes, filha de Domingos Antunes, presbítero, Carrazedo, S. Cristóvão de Mondim e Ana Francisca, solteira, S. Lourenço de Gulares, termo de Guimarães, T. Padre António da Mota, Domingos de Araújo, ataes, Manoel Rodrigues, bouças e António de Barros, desta, Padre Domingos Antunes, vigário)
- João Francisco, filho de Domingos Francisco e Catherina Gonçalves, S. Lourenço de Gulais, Guimarães (casou em Figueiredo, ‘Amares’, a 29.9.1720, com Ana Francisca, filha de Balthazar de Araujo e Ursula Tinoco, transfontão, T. Giraldo de Oliveira e Manoel Tinoco, Padre João de Faria e Silva, abade)
- João Francisco, filho de Amaro Ribeiro e Maria Francisca, S. Lourenço de Golaes, Monte Longo ‘Fafe’ (casou em Friande, Lanhoso, a 6.2.1726, com Maria de Araújo, filha de Pedro Machado, falecido e Mariana de Araújo, T. Marceliano de Araújo, estudante, João Francisco, outeiro e João Antunes, penedo, Padre Geraldo Lopes, vigário)
- Constantino da Silva, fiscal do selo, 37 anos ‘viuvo de Rosa Maria da Silva’, natural de Constance, S. Eulalia, Marco de Canavezes, Porto, filho de Luis Carvalho da Silva, carpinteiro e Maria Emilia da Silveira, costureira, naturais Constance, Marco de Canavezes (casou em Campo, S. Martinho, a 23.6.1904, com Emilia de Freitas, 22 anos, costureira, natural Golães, S. Lourenço, Fafe ‘declaram perante mim e as testemunhas, que na situação de viuvo e ela solteira, tiveram os filhos: Maria da Conceição, n. 18H30, dia 2 e b. 10.10.1901, rua das hortas, Nª Sª da Oliveira; Eduardo, n. 23H00, dia 8 e b. 12.1.1903, rua S. Damazio, Nª Sª de Oliveira, Guimarães; Laura de Jesus, n. 20H00, dia 17 e b. 20.1.1904, Campo’, T. Gualter Jose da Costa, proprietario, Freitas, S. Pedro, Fafe, Jose Joaquim de Macedo, solteiro, negociante, Campo, Padre Luis Maria de Macedo, paroco)

Medelo, S. Martinho
- Jose de Crasto Peixoto, filho de Lourenço Gonçalves e Margarida de Crasto, Rielho, S. Martinho de Medelo (casou em Geraz, S. Estevão, a 6.12.1716, com Dª Joana de Queirós, filha natural de Padre Rui Mendes de Vasconcelos, abade de S. Martinho de Campo e Maria Martins, Lamoso, Penafiel, T. Padre Miguel Vieira, Filipe Barbosa de Vasconcelos, Padre Jose da Maia Machado, todos de S. Estevão, Padre Francisco Pinto Queiros, abade)

Gontim, S. Eulália (Fafe)
- Pedro da Cunha, filho de João da Cunha e Maria Fernandes, falecida, Santa Eulália, Gountim, termo de Guimarães (casou na missa conventual, em Ribeira, T. Bouro, a 20.9.1693, com Domingas Gonçalves, filha de Sebastião Gonçalves e Martha Dias, casal de baixo, T. Bento Esteves, Domingos Martins, Francisco Esteves, Simão Francisco, Francisco Dias, Padre Francisco Pereira de Matos, abade)

Monte Longo (com Queimadela)
- Cristovão Sampaio Coelho, escrivão de camara ‘Fafe’, morador em S. Eulalia antigo, concelho de Monte Longo, filho de Roque Soares e Isabel de Barros Coelho, moradores em S. Comba (casou em Cividade, Santiago, a 27.11.1627, com Teodozia Peixoto Golias, filha de Jorge Peixoto Golias e Ana do Canto, S. Bartolomeo de Gens, Monte Longo, T. Dr. Marcos Francisco Coelho, Martim de Almeida de Sousa, reitor de Ferreiros, Manoel de Barros, vigario de Lamas, todos desta cidade, Padre Pedro Lopes Falcão, abade)
- Francisco de Castro, filho de Domingos de Castro Feria e Isabel da Costa, falecida, S. Eulália de Fafe, Monte Longo, ‘Fafe’ (casou em Atães, Vila Verde, a 29.6.1741, com Senhorinha Fernandes, filha de Domingos Fernandes Barroso e Domingas Antunes, portela, T. Padre Miguel Ferreira, Padre Francisco Manoel de Barros, Padre Francisco Antunes Ferreira, Padre Agostinho de Araújo Alvares, vigário)

Moreira de Rei, S. Martinho (com Varzea Cova)
- Antonio da Cunha, filho de João Antunes e Isabel do Vale, S. Martinho de Moreira de Rei ‘Fafe’ (casou em Santiago da Se, Braga, a 8.11.1668, com Barbara de Araujo, filha de Cristovão Dias, falecido e Isabel Fernandes, rua das conegas, T. João Ferreira, Manoel Francisco, Francisco Fernandes, Antonio de Lima, todos rua das conegas, celebrou o Padre Francisco Geraldes)
- Manoel da Cunha, filho de João Antunes e Isabel de Basto, falecida, S. Martinho de Moreira de Rei, termo vila de Guimarães ‘Fafe’ (casou em Soutelo, a 17.2.1677, com Catherina Soares Vivas, filha de Domingos Martins e Ana Fernandes, desta, T. Antonio da Cunha, Francisco Velho, João Soares, todos larim, Padre Manoel Rebelo, cura)
- João Borges, filho de Pedro Gonçalves e Antonia Borges, S. Martinho de Moreira de Rei ‘Fafe’ (casou em Mosteiro de S. João de Vieira, a 23.8.1684, com Maria Vieira, filha de Antonio João, falecido e Ana Vieira, vila seca, Mosteiro, T. Antonio Rebelo, Tome Vieira, João Vieira, todos vila seca, Padre Martim Teixeira de Azevedo, reitor)
- Antonio Dias, filho de Domingos Dias e Domingas Nogueira, Vitoria, Porto (casou em Cividade, Santiago, a 6.1.1691, com Paula da Costa ‘assistente no mosteiro dos Remedios e agora na rua dos pelames’, filha de Domingos Francisco, falecido e Francisca da Costa, Moreira de Rei, T. Domingos Fernandes, alfaiate, Martinho Gomes, Nicolau Teixeira, alfaiate, rua dos pelames, Padre Tome Gomes Vilaça, vigario)
- Manoel Gonçalves, filho de João Novais e Domingas Gonçalves, falecidos, marincam, Moreira de Rei, termo de Guimarães (casou em Calvos, S. Gens, a 14.7.1709, com Jeronima Fernandes, filha de Antonio Fernandes e Margarida Gonçalves, falecidos, calvos, S. Gens de Calvos, T. licenciado Miguel de Araujo e Tavora, calvos, David de Araujo, Frades, Manoel da Costa, nasce, João Tinoco, calvos, S. Gens de Calvos, Padre João Soares, abade)
- Antonio Moreira, filho de Francisco Moreira e Maria Dias, mazanham, S. Martinho de Moreira de Rei ‘Fafe’ (casou em Mosteiro, S. João Baptista de Vieira, a 13.4.1716, com Anamaria Francisca, filha natural de Domingas Fernandes, brancelhe e Padre Domingos Francisco, Braga, T. Manoel Aires de Carvalho, Padre Francisco de Araujo e Andrade, abade, Padre Manoel Gonçalves, cura)

Passos

Pedraido, S. Bento (com Gontim)
- Em casa do Snor Dr. Gaspar Ozorio, Desembargador e Juiz dos Casamentos, se receberam uns esposados, em Cividade, Santiago, a 1.3.1637, naturais de S. Eulalia de Pedraido de Basto ‘Fafe’, com presença do Padre Simão Alvares, desta cidade que fazia de escrivão ‘a casa no campo de Santiago, na entrada da cangosta vivia então o dito Snor Doutor’, T. Francisco Teixeira de Macedo, cidadão, Antonio Barbosa, solicitador, ambos da rua do alcaide, Cividade, Padre Pedro Lopes Falcão, abade)
- Bento da Cunha, filho de Domingos da Cunha e Maria Pereira, S. Bento de Pedraido, vila de Guimarães ‘Fafe’ (casou em Este, S. Pedro, a 20.1.1710, com Domingas Fernandes, viuva de Mathias de Barros, filha de Antonio Fernandes e Maria Correia, Bouro e assistentes nesta, T. Hieronimo de Araujo, solteiro, mercador rua de souto, Braga, Manoel Vieira, Antonio Fernandes, Domingos de Barros, solteiro, filho de Sebastião de Barros e Domingas Dias, todos desta, celebrou o Padre Joseph Rodrigues, coadjutor desta)

Quinchães, S. Martinho
- Francisco Pinto Vilaça, filho natural do abade João Vilaça, rua D. Gualdim e Maria Alvares Nogueira, S. Martinho de Quinchães, Monte Longo ‘Fafe’, termo de Guimarães (casou em Cividade, Santiago, a 7.9.1705, com Dª Maria Tinoco da Silva Calvos, filha de Manoel de Calvos Pinto e Dª Angela Tinoco da Silva, falecida, cangosta de Nª Sª a Branca, S. Victor, T. Gabriel Pereira, sapateiro, Constantino da Silva, mesma rua, Padre Agostinho de Barbosa e Lima, vigario)

Regadas

Revelhe, S. Eulalia
- Manoel João, filho de Thereza da Cunha, solteira, Santa Eulalia de Revelhe ‘filha de João Antunes e Mariana da Cunha, Santa Eulalia de Revelhe’ e Joseph João, e assistente Santa Cristina de Longos, termo de Guimarães (casou em, Nogueira, Braga, a 12.10.1749, com Andreza Gomes, filha de Antonio Francisco ‘filho de Francisco Gonçalves e Isabel Francisca, desta’ e Catherina Gomes ‘filha de Manoel Gomes e Maria Gonçalves, Tebosa’, soutinho, celebrou o Padre Manoel de Matos Coutinho, coadjutor)

Ribeiros

S. Cristina de Arões

S. Gens, S. Brtolomeo
- Cristovão Sampaio Coelho, escrivão de camara ‘Fafe’, morador em S. Eulalia antiga, concelho de Monte Longo, filho de Roque Soares e Isabel de Barros Coelho, moradores em S. Comba (casou em Cividade, Santiago, a 27.11.1627, com Teodozia Peixoto Golias, filha de Jorge Peixoto Golias e Ana do Canto, S. Bartolomeo de Gens, Monte Longo, T. Dr. Marcos Francisco Coelho, Martim de Almeida de Sousa, reitor de Ferreiros, Manoel de Barros, vigario de Lamas, todos desta cidade, Padre Pedro Lopes Falcão, abade)
- João Gonçalves, viuvo e morador em S. Gens, filho de Pedro Gonçalves e Maria Fernandes, Santiago de Atiães (casou em, S. Julião de Lage, a 5.1.1743, com Thereza Lopes, filha de Domingos Lopes e Ana Gonçalves, sobreiro, T. António Francisco Machado e Alexandre Pereira, Padre Manoel da Silva Macedo, abade)
- Jose Candido Antunes, 31 anos ‘viuvo de Amelia Barbosa Castro’, negociante, natural Fonte Arcada, Lanhoso e morador Povoa de Lanhoso, filho de Felix Antonio Antunes e Rosa Joaquina Vieira de Sá, Fonte Arcada (casou em Campo, S. Martinho, a 12.12.1904, com Maria Elvira da Fonseca, 21 anos, costureira, Lanhoso, filha de João Manoel da Fonseca, Fonte Arcada e Susana Rosa Novais Ribeiro, S. Gens, Fafe, T. Costodio da Fonseca, negociante, Lanhoso e Felix Antonio Antunes, Fonte Arcada, celebrou de minha autorização o Padre Manoel Joaquim Ferreira Machado, Lanhoso, Santiago, o Padre Luis Maria de Macedo, paroco)

Seidões, S. Martinho (com Ardegão e Arnozela)
- Domingos Alvares, filho de Hieronima Alvares, solteira, S. Martinho de Seidões, Fafe (casou, em 26.9.1732, com Ana de Araujo, filha de Sebastião de Araujo, charilhe e Inocencia, solteira, Covide, T. Joseph Francisco, João Pinheiro, ambos charilhe, celebrou o Padre João de Araujo, meu coadjutor e assina o Padre Antonio Correa de Araujo, abade)

Serafão, S. Julião (com Agrela)
- Antonio Joseph Martins, filho natural de Francisco Martins, quintela, S. Julião de Serafão ‘Fafe’ e Angela Francisca, quintela, S. Miguel de Taíde, Lanhozo (casou em Este, S. Mamede, a 25.3.1743, com Gracia Francisca, filha de Alexandre Francisco e Evelina Francisca, T. Padre Francisco Rodrigues, Padre Miguel Vieira e João Alvares, s. simao, Padre Manoel Ferreira, vigario)
- Paulino Fernandes Vieira, 46 anos, solteiro, proprietario, natural Rossas, Salvador, Vieira, filho de Manoel Fernandes, natural Serafão, S. Julião, Fafe e Angelina Carneiro, Rossas, Vieira (casou em Campo, S. Martinho, a 17.8.1905, com Dª Luisa Rosa Lopes, 33 anos, proprietaria, natural Oliveira, N. Sª, Guimarães, filha de Bento Lopes, Oliveira, Nª Sª e Joana Maria Ribeiro, S. Romão, Guimarães, T. João Manoel Fernandes, Fonte Arcada, Antonio Joaquim Gomes Pereira, cazeiro, Campo, Padre Luis Maria de Macedo, paroco)

S. Martinho de Silvares

Travassos, S. Tome
- Antonio Lopes, S. Thome de Travassos (casou em Lago, a 15.5.1696, com Brizida Pinheiro, Lago, T. Antonio Alvares, Francisco Alvares, Domingos Francisco, Joseph Antunes, Padre Francisco Ribeiro Faya, cura)

Vargea Cova, S. Maria (com Moreira do Rei)
- Francisco Antunes, filho de Gonçalo Antunes e Isabel Gonçalves ou Fernandes, S.Mª Vargea Cova, Cabeceiras de Basto (casou em, S. Julião de Lage, a 9.5.1688, com Maria Francisca, filha de António Afonso e Francisca Gonçalves, T. com a presença da maior parte da freguesia, Padre Hieronimo Alvares, cura)
- Leandro Francisco, filho natural de Maria Barbosa, bastelo, Varzea Cova, Basto ‘Fafe’ (casou em Mosteiro, S. João de Vieira, a 7.9.1739, com Senhorinha Rebelo, filha de Pascoal Antunes, figueiro, T. Padre Jose Antunes Crasto, cura Mosteiro, Pascoal Antunes, pai da contraente, celebrou o Padre Francisco de Araujo e Andrade, abade, o Padre Francisco Luis Ramalho)
- Francisco Luis Rebelo de Andrade, Pasta 602, Procº 14141, de 17.11.1754, n. 7 e b. 11.3.1724, S. Salvador de Rossas, Vieira
a) Filho de Domingos Luis Rebelo, Rossas ‘b. 20.8.1681’ e Catherina Pacheco de Andrade, ‘casa da Lage ou casa de Escourados’, S. Maria de Várzea Cova, Vieira ‘Fafe’ ‘n. 25.2.1696’ [casaram em 11.1.1712, Rossas]
b) Neto paterno de Cosme Luis, Rossas e Joana Rebelo, ‘casa do Torroeiro’, Santa Maria dos Anjos, Vieira, moradores Rossas [casados há 75/76 anos]
c) Neto materno de Gonçalo Braz, Várzea Cova [filho de Domingos Antunes e Catherina Braz] e Maria Pacheco de Andrade [filha de Inacio Leão e Catherina Pacheco], Santa Maria do Outeiro, Cabeceiras de Basto [casaram em 15.1.1691, S. Maria do Outeiro e moradores Várzea Cova]
Resenha histórica
Nesta Freguesia estão implantados dois marcos do Marquês de Castelo Rodrigo, D. Cristóvão de Moura. Um encontra-se no Confurco, com as armas do brasão do Marquês; e outro encontra-se junto ao Mosteiro da Lagoa, com a inscrição ”Marquês de Castelo Rodrigo, 1599”.
Várzea Cova situa-se num vale apertado entre dois montes. Possui terrenos férteis, irrigados por diversos riachos subsidiários do rio Vizela, e grandes quintas. A sua actividade económica predominante é, ainda hoje, a agricultura de subsistência. Outrora, a grande produção agrícola desta terra foi o milho. O elevado número de espigueiros existentes junto ás casas típicas de lavoura desta localidade são exemplos da importância que esta cultura teve para estas gentes.
Os espigueiros são excelentes exemplares da arquitectura popular do Minho. Servem para armazenar as espigas de milho, protegendo-as da humidade e dos roedores. Conhecidos também por canastros ou caniços, são construídos em diversos materiais e a sua arquitectura varia de região para região. São pontos de referência na paisagem rural minhota.
Existem duas capelas filiais na freguesia de Várzea Cova: a capela de S. Mamede, no lugar de Bastelo, e o Santuário de Nossa Senhora das Neves, pertence a esta freguesia e também á freguesia de Aboim.

Sem comentários:

Enviar um comentário