sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Braga, concelho de Vizela


Concelho de Vizela

[O concelho de Vizela foi constituido por sete freguesias desanexadas dos concelhos de Guimarães, Felgueiras e Lousada: Barrosas, Santa Eulália, (Ex-Lousada), Caldas de Vizela, S. João, Caldas de Vizela, S. Miguel, Infias, Santa Maria, Santo Adrião de Vizela (Ex-Felgueiras), Sampaio de Vizela e Tagilde.]

Caldas, S. João (Caldas de Vizela)
- Dionizio Moreira Caldas, filho natural de Manoel Moreira Caldas, S. Pedro de Roriz e Josepha Machado, solteira, S. João das Caldas (casou em Dume, S. Martinho, a 12.5.1743, com Isabel Thereza de Faria, filha de Domingos Leitão da Costa e Ilena de Faria, falecidos, Nª Sª dos Anjos, termo da vila de Monção, T. Faustino Ribeiro, solteiro, cabanas, Domingos Cerqueira, Francisco da Rocha, rua nova do bico, S. Victor, Padre Francisco Duarte, coadjutor)

Infias, S. Maria
- José de Abreu Dias, 32 anos, ourives, natural S. Maria Infias, Guimarães ‘Vizela’ e morador em Ferreiros, filho de João de Abreu e Rita Dias, S. Maria de Infias (casou em Ferreiros, S. Maria, a 4.1.1900, com Dª Hortencia Ferreira Ribeiro, 18 anos, proprietaria, Ferreiros, filha de Filipe Jose Ribeiro, falecido e Dª Augusta Ferreira Ribeiro, viuva, proprietaria, T. Dª Maria das Angustias dos Santos Fontes, casado, proprietaria, Dª Lina dos Santos Fontes, solteira, proprietaria, ambas Ferreiros, Padre Manoel Jose Pires Fernandes de Carvalho, abade de Prozelo, celebrou o Padre Jose Ferreira Ribeiro de Vasconcelos, encomendado, S. Martinho de Conde, Guimarães, de minha licença Padre Jose Joaquim Arantes, encomendado)
Pormenores desta freguesia em 4.5.1842:
Além da aldeia chamada Fojo, que trás sua etimologia de haver nesse lugar covas, para caçar feras, há mais quatro que são: Beledo, Biteiro, Pé do Monte, Soutinhos; outros vêm de estar no alto do monte; Pé do Monte, por estar próximo ao monte; Soutinhos, de estar no sítio dos Castanheiros. Há mais 53 casais: Pombal de cima, dito de baixo, Souto de Atem, Atem de Cima, Atem de Baixo, Passos de Baixo, dito de cima, Pena, Laje, Cães, Quintãs de Baixo dito de Cima, Portelo, Cruz, Bouça, Bacelo, Portelos, Caniço, sabe, Lavandeiras, Vinha, Penedo, Carvalhosa, Cachada, Preguiça, Pisão, Casa Nova, Bouças de Cima, Pombal do Meio, Casinhas, Laje das Bouças, Bouçó, Carvalhal, Redonde, Figueiras, Outeirinho, Guilhufe, Souto do Guilhufe, Barreiras, Carreiras, Souto de Carreiros, Quintal, Serra, Boidalvo, Termo, Bairro, Borrelescas, Pias, Fonte do Couto, Devesa da Torre, Assento, Cruzeiro. A respeito do rio, principia a sua corrente nesta freguesia e vai correndo pelo meio até ao fim, principia no Lugar do Termo, e acaba no de Casinhas. A respeito das irmandades, seus Breves, para a do Senhor das Chagas, veio aos vinte e um de Fevereiro de 1849 e foi concedida por Benedito XIV e da outra irmandade aos 24 de Maio de 1751, pelo mesmo Pontífice

- Francisco Leitão de Mesquita, natural do Casal de Subriva, freguesia de São Paio de Vizela
a) Filho de João Leitão de Mesquita, de São Paio de Vizela e de Isabel Ferreira da Maia, da freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães (casados em São Paio de Vizela)
b) Neto paterno de Gervásio Leitão de Mesquita, natural de São Paio de Vizela e morador na Quinta de Sousa, em São Paio e de Ana de Mesquita, natural do lugar de Outeiro, de Salvador de Ribeira da Pena ‘filha de António Leitão, juiz dos orfãos da Câmara por carta de El-Rei e escrivão da Comarca e Isabel Gomes’ (casados em São Paio de Vizela). As testemunhas diziam que Ana de Mesquita era "mulher nobre"
c) Neto materno de Gonçalo Francisco, o "Tenda Nova", mercador, natural de Santo Adrião de Vizela ‘filho de Francisco Gonçalves e Isabel Fernandes’S. Adrião de Viezela’ (casado na vila de Guimarães) e Margarida Ferreira da Maya.

S. Eulalia ‘Barrosas’

S. Adrião de Vizela

Tagilde de Vizela, Sampaio ‘S. Salvador’
- António Antunes, filho de Domingos Pires e Catherina Alvares, solteiros, S. Estevao de Geraz, Lanhozo (casou em, Pousada, Sampaio, a 16.1.1620, com Margarida Francisca, filha de Pedro Gonçalves, falecido e Domingas Gonçalves, Tagilde, termo de Guimarães, T. Domingos Pires, lages, Gonçalo Gonçalves, baixo, celebrou o Padre Gonçalo Antunes, cura de S. Martinho de Ferreiros, Geraz, minha licença, o Padre Salvador da Fonseca, reitor)

Vizela, Sampaio
- Joaquim Baptista de Lemos, filho de João Baptista de Lemos e Ana Maria Martins, Sampaio de Vizela (casou em Bico, S. Vicente, a 24.12.1834, com Maria Angelica Fernandes, filha de Matheos Lopes e Brigida Maria Fernandes, Bico, S. Vicente, T. Padre Francisco Jose Pinheiro, João Ferreira, João Narciso, solteiro, filho de Maria Angelica, viuva, todos de Bico, S. Vicente, celebrou o Padre Domingos Jose Alves, vigario de Lago, o Padre Antonio Jose de Sousa, abade))


Sem comentários:

Enviar um comentário